Idéias para uma vida Sustentável.

Desculpem-me por demorar tanto pra postar, fim de semestre é corrido na faculdade, acabei ficando sem tempo. Mas aí vai uma matéria interessante sobre sustentabilidade, vou dividir o post em três partes para não ficar cansativo.

32 idéias que ajudam a preservar a natureza.

Antes de tudo, façamos o que é mais fácil, ou seja, diminuir o uso de sacolas plásticas e a separação do lixo reciclável do orgânico.

Em se tratando de decoração, paisagismo, construção, abaixo segue a lista de alguns exemplos do que pode ser feito para diminuir o impacto da ação humana no meio ambiente.

1.  Sabe aquele móvel que você não quer mais e pensa em jogar fora? Que tal reforma-lo, nada que um pano novo ou uma pintura não resolvam, uma restauração de um móvel traz uma nova característica ao mesmo e dá um toque pessoal a peça…que tal tentar?

2. Vamos improvisar? Caixas de frutas ou legumes, aquelas que ninguém dá valor, pode virar tanto uma floreira, quanto uma estante para guardar livros, tudo depende da sua criatividade. Na Europa essa idéia já foi posta em prática há um bom tempo, esses tipos de madeira viram mobiliário.

3. Vamos diminuir o consumismo. Um movimento que vêm ganhando força entre os designers e arquitetos é o low-tech, em oposição ao high-tech. Não se deve trocar uma geladeira ou outro eletro porque há um lançamento no mercado. Só tome cuidado, porque se o equipamento for muito antigo, pode consumir muita energia. Sendo assim, use-o como armário ou bar na sala, dando assim um ar vintage ou retrô ao ambiente.

4. Reaproveite embalagens. Use caixas de papelão, latas, vidros para organizar fotos, fazer porta-lápis, porta-treco, bancos, vasos de decoração.

5. Roupas em desuso? Não há problemas, transforme-as em mantas de patchwork. Também tem a opção de transformá-las em revestimento de parede, cortinas, ou mesmo revestimento de sofás.

6. Se a vontade é de obter móveis antigos que confiram à sua casa um estilo retrô, que tal recorrer às lojas de usados ou entidades beneficentes que recebem doações? O preço é acessível e alguns lugares oferecem o restauro do móvel.

7. Compre a produção local. Evitará a necessidade do mercado de obter alimentos que vem de longe, o seu transporte polui o meio ambiente. Quanto a produtos internacionais, dê preferência aos que vem de navio, poluem cinco vezes menos do que os transportados por veículos terrestres.

8.  Na reforma de apartamentos, a demolição de paredes para eliminar o excesso de cômodos integra os ambientes. Além da amplitude, isso melhora a circulação do ar, proporciona mais insolação, isso faz com que o custo energético diminua.

9. Uma idéia interessante de arquitetos e que deve ser posta em prática é a restauração de edificações antigas como em São Paulo, de vez de construir mais , restaurar o que já existe. É chamado de retrofit, ou seja, restaura as fachadas, adequa os espaços internos às necessidades atuais como nova instalação elétrica, hidráulica e pontos para acesso à internet.

10. Em reforma, o reaproveitamento de materiais e revestimentos evita a geração de entulhos, que precisam de caçamba para serem removidos, encarecendo a obra. Muitas vezes esses resíduos são jogados em rios ou córregos, o que causa enchentes. Por isso, o ideal é restaurar os tacos, que normalmente são de madeira nobre. Melhor do que comprar um assoalho que pode ser fruto de um desmatamento de áreas ilegais ao desmatamento. Quando o assunto é cerâmica e azulejos, em vez de removê-los,aplique em cima um novo acabamento.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: