Idéias para uma vida sustentável /parte 2

Continuação do artigo anterior.

Passo número 11.

Os móveis de madeira maciça e nobre estão virando artigos de luxo ou de antiquário. A marcenaria caminha para o uso apenas de matéria-prima feita de compostos de madeiras, tipo MDF, na fabricação de mobiliário, que será apenas revestido com folhas das madeiras nobres.

12. Mesmo o tronco de árvore derrubada por tempestade pode ter melhor aproveitamento do que virar somente a base de uma mesa. Recortado em pranchas ou ripas, rende muitos móveis, projetados com o dimensionamento mais adequado da madeira.

13. Há uma retomada pelos revestimentos simples, como piso de cimento e de ladrilhos hidráulicos, que são materiais de baixo impacto ambiental. Não consomem energia na produção, porque não são queimados em fornos. O melhor cimento é o CP III, que emite menos poluentes porque é feito 70% de resíduos de siderúrgicas. Outras opções sustentáveis são os pisos de bambu e de madeira de origem certificada.

14. As grandes janelas ou panos de vidro, fechando os vãos entre os pilares da estrutura das construções, garantem a entrada de grande quantidade de luz natural nos interiores, dispensando acender lâmpadas durante o dia. Para iluminar o centro da casa, a solução está nas clarabóias.

15. Para a iluminação artificial, existem as lâmpadas de baixo consumo de energia elétrica, como as fluorescentes. Atualmente, há modelos que emitem luz de tom amarelado, mais aconchegantes para salas e quartos. Outra opção é a luz de led, que consome dez vezes menos energia do que, por exemplo, as lâmpadas dicróicas.

16. A ventilação cruzada nos ambientes evita o uso de aparelho de ar-condicionado. Para obtê-la, é necessário ter janelas em paredes opostas, de preferência uma em frente à outra. O modelo basculante é útil porque pode ficar aberto mesmo nos dias de chuva.

17. Nos últimos anos, a produção de placas de captação de energia solar cresceu 19% no Brasil, segundo o Abrava. Isso levou a redução do preço do produto. É uma boa opção.

18. Pode-se também instalar um sistema de captação de água de chuva por calhas e tubulações para ser armazenada em caixa com tampa ou cisterna enterrada no terreno. A água pode ser usada para variados fins .

19. Cada um pode contribuir para aumentar as áreas de vegetação na cidade. Na construção ou reforma da casa, o telhado tradicional pode ser substituído pelo telhado verde.

20. Os aparelhos eletrônicos, como TV e carregadores de celulares, não devem ficar o tempo todo plugados nas tomadas porque consomem energia mesmo quando não são usados.

[continua]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: