Biblioteca Mário de Andrade

Reaproveitamento de materiais norteia restauro.

A biblioteca Mário de Andrade, Localizada no centro de São Paulo, é uma das mais importantes bibliotecas de pesquisa do país. Inaugurada em 1926, na rua 7 de abril, é a primeira biblioteca pública da cidade e a segunda maior biblioteca pública do país –  com 12 mil metros quadrados – superada apenas pela Biblioteca Nacional.

Com um acervo de aproximadamente 3 milhões e 300 mil itens, entre livros, periódicos, mapas e multimeios, mantém grandes coleções especiais, que incluem um dos maiores acervos de livros de arte de São Paulo, uma biblioteca depositária da ONU e uma riquíssima coleção de obras raras.

Em 2006, no bojo de um grande programa de revitalização do centro da capital paulista, que recebeu financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), a Biblioteca foi contemplada com um projeto de modernização e restauro. A biblioteca estava bastante absoleta e desgastada do ponto de vista construtivo e operacional. A reforma visava recuperar o espaço e garantir condições de uso eficientes e confortáveis para usuários e funcionários. Esse objetivo foi alcançado, hoje ela tem um movimento dez vezes maior do que quando ela foi fechada.

O projeto de modernização, concluído em 2010, seguiu a recomendação de reaproveitar parte das instalações presentes, desde que atualizadas quanto as normas técnicas e referências de consumo racional e seguro. O restauro tratou cada um dos materiais de acordo com suas características e condições de recuperação.

As pedras, por exemplo, foram recuperadas e receberam polimento. No caso das madeiras, apenas as que não tinham sido atacadas pelo cupins puderam ser utilizadas. Por ser um edifício público restaurado com verbas públicas, teve-se o cuidado de não desperdiçar o que estava em bom estado.

A biblioteca é composta por vários edifícios. Tem o prédio da biblioteca e a torre, onde ficam os acervos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: