Ahh, o MASP!

Oi gente! Não estou postando tão frequentemente como antes porque está muito corrido, época de provas na faculdade todos sabem como é! Uma correria total! Mas me comprometo a voltar a postar normalmente assim que acabar esse período de provas.

Bom, como fiquei meio sumida por uns tempos…vou postar uma matéria especial hoje, de um museu que eu adoro e fico deslumbrada com sua estrutura…será que é porque tem um dos maiores vãos livres do mundo com seus 74 metros? Não sei…deixo para vocês responderem.

Vamos ao que interessa…o  MASP!

Arquiteto autor do projeto: Lina Bo Bardi

Engenheiro responsável pelos cálculos estruturais:José Carlos de Figueiredo Ferraz

Data da construção: 1956 a 1968.

Estilo de obra: modernista

História

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand  uma das mais importantes instituições culturais brasileiras, localiza-se na conhecida Avenida Paulista, em São Paulo.

O MASP possui a mais importante e abrangente coleção de arte europeia da América Latina e de todo o hemisfério sul, totalizando aproximadamente 8 mil peças, dentre elas, destaca-se o segmento referentes às pinturasesculturasdesenhosgravuras e artes decorativas européias, do século XIII aos dias atuais. O museu também abriga uma das maiores bibliotecas especializadas em arte do país.

 

                       Roubo de obras do acervo

No dia 20 de dezembro de 2007, por volta das cinco horas da manhã, três homens invadiram o museu, levando duas obras importantes do acervo: O Lavrador de Café de Cândido Portinari e Retrato de Suzanne Bloch de Pablo Picasso. A ação durou cerca de três minutos.

As obras foram encontradas pela polícia paulista em 8 de Janeiro de 2008, em Ferraz de Vasconcelos, na Região Metropolitana de São Paulo, sem terem sofrido danos. Dois homens foram presos na operação que resgatou as obras. Na época do roubo, as duas pinturas estavam estimadas em aproximadamente US$ 55 milhões.

No segundo semestre de 2008, o museu inaugurou o seu novo sistema de segurança. Avaliado em R$ 1 milhão, o sistema, que conta com 96 câmeras de segurança digitais e sete monitores de alta resolução, foi doado pela empresa coreana LG.

 Anexo do MASP ! Sim , o Masp terá um anexo!

Devido a limitação dos espaços de seu edifício-sede na Avenida Paulista – símbolo da cidade de São Paulo – o MASP entendeu como fundamental a obtenção do edifício ao lado, para ampliação de suas atividades. Referido edifício, adquirido pelo Museu com recursos fornecidos pela empresa de telefonia VIVO, está sendo destinado a acomodar o Anexo do MASP.

Este edifício anexo, caracterizado como MASP-VIVO, proporcionará ao público uma série de atividades, como:
– Exposições temáticas
– Laboratório de Restauro e Atelier
– Escola de Criatividade, com cursos de arte, museologia, design, tecnologia, fotografia e cinema
– No topo do edifício, Espaço Cibernético (cafeteria, computadores com acesso a internet e conexão wi-fi) e Observatório da região do Parque Trianon
– Como extensão dos espaços cobertos do 1º andar para uso como Atelier, haverá um pátio descoberto destinado a exposições de esculturas ao ar livre

O projeto de reforma e ampliação do edifício, devidamente aprovado em todos os órgãos competentes, possibilitou o início das obras com recursos livres fornecidos pela empresa Nestlé. Tais trabalhos estão previstos para conclusão até janeiro de 2013.

Para a continuidade da execução das obras de reforma e ampliação, foi aprovado junto ao Ministério da Cultura o projeto de incentivo fiscal (Lei Rouanet) no montante de 14 milhões de Reais. No final do ano de 2010, a direção do MASP – com a participação do Presidente do Conselho Deliberativo Dr. Adib Jatene – firmaram contratos de patrocínios da totalidade do valor aprovado pelo Ministério da Cultura com as empresas Vale, Petrobrás e Votorantim, garantindo assim sua efetivação.

MASP VIVO.

Estrutura do MASP. Como ele fica ”de pé?

Concreto Protendido
– A solução mais lógica e moderna é o uso do concreto protendido. O princípio do concreto protendido é simples: ao invés de se colocar barras de aço, colocam-se cabos de aço previamente tracionados (“esticados”). A disposição dos cabos pode ser vista dentro da viga abaixo:

Protensão
– Uma analogia simples para esse método genial, é o modo como é possível segurar uma grande pilha de livros na horizontal:

Protensão
– Se “apertarmos” eles com uma força suficiente com as mãos, estaremos fazendo o mesmo que os cabos de protensão fixados nas extremidades das vigas, e os livros não cairão.

As lajes são nervuradas, com 50cm de espessura, rsponsável pela sustentação de uma carga de 500 kgf/m2;

OBS: A Laje Nervurada é suspensa por  tirantes à duas Vigas protendidas, com 70m  de comprimento, 2,50 m de largura e 3,50 m de altura com topo na cota +14,50 m;

A cobertura da cota +17,63 m é composta por lajes calha apoiadas em vigas de concreto armado que, por sua vez, descarregam em vigas protendidas de 2,5 m de largura e 4,0 m de altura, com 74 m de vão;

As vigas protendidas do piso e da cobertura se apoiam em 4 pilares, situados nas extremidades das vigas. Estes pilares são ocos próximos à cobertura, contendo um pendulo interno, de modo a evitar que os efeitos de dilatação/contração das vigas acarretem na transferência de esforços para os pilares e consequentemente acarretem em momentos fletores;

Para efeitos de cálculo da Inércia da Seção nas condições do Estádio II, adotou-sem, apenas para efeitos didáticos, as seguintes simplificações:
• Hipótese da viga do Masp ser de concreto armado;
• Seção transversal simplificada por uma seção retangular com largura de 2,35 m, altura de 3,50 m, altura útil de 3,10 m e área de Aço de 957,7 cm2

Já que discorremos sobre muitas características do MASP, uma dica pra vocês que querem conhecer o local, está tendo uma exposição temporária:

O ESPECTRO DIVERSO – 600 ANOS DE CERÂMICA COREANA

Vale a pena conferir!

 

Fontes: Arquivos da USP , Para mais informações estruturais e fonte do texto, clique aqui, wikipedia, conteúdos particulares.

Um comentário em “Ahh, o MASP!

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: