Catetinho – Niemeyer

Stitched Panorama

Sobre.

Catetinho , o palácio presidencial provisório, foi construído entre os dias 22 a 31 de outubro de 1966. O nome é uma alusão ao Palácio do Cateto, então sendo do Governo Federal no Rio de Janeiro. Conhecido oficialmente como RP-1 (Residência Provisória-1). Correspondeu ao desejo do presidente Juscelino Kubitschek de se estabelecer na cidade para acompanhar as obras da nova capital. A residência, na época ficou conhecida como ‘Palácio de Tábuas’.

Stitched Panorama

Como tudo aconteceu.

Após sua primeira viagem à Brasília, em 02 de outubro de 1956, Juscelino Kubitschek demonstrou, ainda no avião, a vontade de instalar-se provisoriamente para acompanhar as obras que iriam iniciar-se. JK não queria ficar em barraca, queria um lugar onde pudesse pernoitar. Oscar Niemeyer e João Milton Prates (Piloto de JK e oficial do gabinete presidencial) transmitem esse desejo de JK para o engenheiro Juca Chaves durante o encontro no Juca’s Bar, RJ. Juca Chaves assim se manifesta ‘Em construção tudo é possível, desde que chegue caminhão lá. Lá chega caminhão?’. Teriam então respondido a ele ‘Acho que chega… porque não tem estrada, mas tem caminho, pra isso se dá jeito’’.

201

Juca Chaves convida Oscar Niemeyer para conhecer uma obra sob sua responsabilidade, indicando que o projeto do Catetinho pudesse se inspirar num barracão de obras (geralmente feito com madeira de pinho, onde se instala o almoxarifado e o escritório). Niemeyer considerou a ideia valida: desenhou uma casa de madeira escamada e de vigas, traçando o que seria o Palácio de Tábuas.

81

Curiosidades.

A residência foi a primeira construção de Brasília, executada em 10 dias. Foi a residência provisória do Presidente Juscelino Kubitschek.  Quase meio século depois, foi transformado em museu, onde estão preservados a suíte presidencial, a sala de despachos, o quarto de hóspedes e a sala de refeições, além de objetos pessoais de JK e de sua esposa, D. Sarah.

37

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: