Todos a conhecem…ou quase todos. Mas nem todos sabem sua história! Vamos viajar um pouco no túnel do tempo e conhecer um pouco mais sobre essa bela arquitetura?
Essa residência situa-se em Barcelona, Espanha. Nos chama atenção por seus traços diferenciados do convencional. A residência contém cinco pavimentos, sendo o primeiro com ocupação comercial e os superiores residência. Foi elaborada para um fabricante Textil, filho de Pedro Calvet, daí o nome da residência como ‘ casa Calvet’.
Quanto ao material da casa, a fachada é de pedra de cantaria, suas varandas são de ferro forjado. Usa-se alusão à religião na decoração da fachada como São Gens de Vilassar e o busto de São Pedro Mártir.
Cada forma tem um significado, cada detalhe quer expressar um símbolo, como por exemplo os ramos de oliveira que se encontra na fachada que é o símbolo da paz.
Neste projeto Gaudí utilizou certo estilo barroco, visível no uso de colunas salomônicas, a decoração com temas florais e o projeto de açoteia com cascada e cachepôs de ar rococó.
Gaudí desenhou igualmente o mobiliário da casa, realizado com formas naturalistas muito do gosto de Gaudí. Os móveis da sala principal encontram-se hoje na Casa-Museu Gaudí, no Parque Güell.
Em 1900 a Casa Calvet recebeu o prêmio anual para o melhor edifício concedido pelo Município de Barcelona.