Zoneamento, o que é?

cidade_inteligente_06

Se trata de um Planejamento Urbano, difundido durante o século XX. É definido por um sistema legislativo de âmbito municipal. Entre os muitos fatores que estabelecem o zoneamento de uma cidade, está o uso e ocupação do solo, que define o que poderá ser feito em cada área. O que é permitido ou não. Essa distribuição é feita por todo o município e deve ser obedecida pelos moradores, investidores, comerciantes, seja quem for, para que haja a aprovação dos projetos apresentados.

Generalizando, as zonas dividem-se e são classificadas como : área rural, urbana, comercial, residencial, mista (residencial+comercial), entre outras, dependendo do município.

Existe também o gabarito, ou seja, numero de pavimentos que é permitido no local; 1,2,3,4 (..) pavimentos. Depende do que estiver estabelecido no plano diretor de cada cidade.

cidade

Também podemos destacar o número de ocupantes que as áreas podem ter. Há regiões que podem ser mais adensadas e outras nem tanto. Para isso há um estudo preliminar de profissionais capacitados que fazem pesquisas das áreas em questão e estabelecem o número de pessoas indicadas para cada área. Em Jundiaí por exemplo, interior de São Paulo, temos uma média de 200hab\ha nos bairros de média densidade. Esse número precisa ser obedecido pelo fato de que todo o sistema de água, esgoto, iluminação pública, vielas, ruas, foram projetadas para essa quantidade exata de pessoas. Se tivermos o uso de por exemplo, o dobro do que é permitido, com certeza haverá falhas no sistema e periodicamente haverá problemas, como falta de iluminação, ou sobrecarga de uso dos equipamentos públicos.

É interessante saber que há áreas de Preservação e proteção ambiental. Essas áreas são protegidas por órgãos competentes que não permitem a construção ou a modificação de lugares que contém vegetação importante para o lugar. Podemos citar a Serra do Japi de Jundiaí. Mesmo havendo alguns condomínios irregulares, os órgãos públicos zelam por não permitir que essa área seja degradada e alterada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: