Sobre a cidade de Gramado RS

Olá pessoal! Vim hoje para falar para vocês sobre o que eu achei de Gramado 🙂

Em gramado visitei várias edificações de valor histórico e cultural, dentre eles quero destacar a Rua Coberta. Essa rua é mais visitada durante a noite pois, o seu uso é voltado para lanchonetes e restaurantes que funcionam até as 22h. Tem na sua cobertura uma vegetação que a caracteriza. Essa rua funciona como uma galeria aberta e nela tem várias mesas e espaços de estar que fazem com que os cidadãos, na sua maioria turistas, sintam-se a vontade para ficar ali por um bom tempo. As opções de comércio são todas voltadas para o setor alimentício.

rua

A cidade de Gramado é voltada para o turismo, tem uma arquitetura diferente das demais cidades, relembrando cidades europeias. O que chama a atenção na cidade, além do grande número de turistas, é que o pedestre tem prioridade. Se eu pisar na faixa de pedestres, os carros param, assim como é na Europa. Achei bem interessante esse fato e até demorei para acostumar com essa educação de trânsito que existe lá.

Gramado-RS

Acho interessante destacar a igreja da praça central que é muito bonita por fora, porém simplória por dentro. Seu exterior dá a impressão de que é antiga a construção, mas quando adentramos na igreja percebemos que é recente devido aos materiais utilizados, mesmo se chegarmos mais perto das paredes, percebemos que as pedras não passam de um revestimento fino sobre a alvenaria.

ffg

Há também o Lago Negro, que inicialmente chamava-se Vale do Bom Retiro. O local em que o lago se encontra atualmente foi destruído por um incêndio em 1942, e Leopoldo Rosenfeld iniciou seu reflorestamento e a construção da barragem do lago em 1953, procurando semelhança com os lagos da Europa. As mudas de pinheiros que o margeiam foram trazidas da Floresta Negra, em alemão Der Schwarzwald, localizada no sudoeste da Alemanha, no estado do Baden-Württemberg. As árvores são equidistantes ao redor do lago, ao mesmo tempo outras vegetações se mesclam ao meio, vários tons de verde surgem ao redor, as flores são usadas mais na entrada do lago, que também é bem planejado. Há uma trilha ao redor do lago que permite que você observe mais de perto as árvores e sua composição, alguns troncos são torcidos e muitas dessas árvores são inexistentes no Brasil, só existe ali no Lago Negro.

Foto Fernando Aldado.
Foto Fernando Aldado.

A impressão de estar em Gramado é de que não estamos no Brasil, parece que tudo é diferente e até o comportamento da maioria das pessoas diferem das que encontramos fora da cidade. É uma experiência gratificante.

2 comentários em “Sobre a cidade de Gramado RS

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: