Voltando no tempo, teatro de Atenas

Herothion Theater, Athens, Greece por SofiaEulgem em Flickr
Herothion Theater, Athens, Greece por SofiaEulgem em Flickr

O  teatro intitulado ‘Odeão de Herodes Ático” foi construído por um homem muito rico da época chamado, advinhem… Herodes Ático (achei o nome do teatro super criativo haha), na data de 174 dC. Esse teatro se encontra no sul da acrópole de Atenas, na Grécia. Ele fez o teatro em memória de sua falecida esposa Regilia (que soa meio estranho quando ficamos sabendo que ele foi acusado de matá-la e também acho que se era em memória dela, deveria ter o nome dela e não o dele rsrs) não sei se a informação procede, só sei que existe louco pra tudo nesse mundo, mas enfim, chega de especulações dobre a vida do cara, vamos ao teatro…

O teatro era uma estrutura coberta podendo receber até 5 mil espectadores (era muito grande!), o vão da plateia tem 76 metros de diâmetro e foi escavado na rocha da colina. Tudo era luxuoso, como por exemplo os assentos que eram em mármore branco, divididos em duas seções por um corredor. A orchestra tem 19m de diâmetro, e o cenário, de três níveis, chegava a 28 metros de altura, com vários pórticos em projeção com colunas, e nichos para estatuária, sendo ladeado por escadarias e com uma galeria voltada para o exterior, revestida de mosaico, detalhe esse repetido nas entradas.

Na entrada havia algumas estátuas de faraós, da irmã de Herodes e de três ”amigos políticos” da época, pessoas que ‘facilitaram’ de certa forma a construção da obra.

A construção não saiu nada barato pelo fato de Herodes aplicar alguns dos materiais de melhor qualidade, no entato, mais caros da época como o cedro e o mármore (eu acho que ele gostava de ostentar rsrs). As técnicas construtivas também não eram nem um pouco simples, a cobertura por exemplo, tinha 38 metros de diâmetro sem fixação interna (até hoje é complicado de fazer isso haha)

Infelizmente, essa linda obra foi arrasada em 267, com a invasão de Hérulos, e ficou nessa situação por séculos, sendo jogado um monte de entulho sobre o teatro.  Estava tão enterrado que achavam que se tratava de uma ponte, pois não dava pra ver nada do antigo teatro. Mais tarde, no século XIX, foram iniciadas escavações e descobriram o teatro. Começaram então o restauro do teatro e em 1957 voltou a ser usado para apresentações e festivais, legal né? Acho que seria um bom destino para uma viagem 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: